domingo, 13 de outubro de 2013

Ambiente isolado - Virtualenv

Eu procurei bastante por ai como fazer para criar ambientes isolados para programar em Pyhton e de fato existe muito material sobre o assunto disponível na internet, mas o mais simples e objetivo que encontrei foi o do Gileno.

É muito importante criarmos o habito de separar os ambientes para desenvolvimento, pois cada projeto necessita de coisas diferentes, como por exemplo bibliotecas.

segue o vídeo sobre o assunto:

Mais informações »

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Iniciando em Python - Por onde começar?

Primeiramente vamos mostrar como fazer a instalação do Python e algumas considerações sobre a linguagem, em seguida falaremos sobre alguns links que deixei na coluna a sua direita (Materiais para estudo). A ideia é explanar um pouco sobre as fontes de conteúdo disponíveis que falam sobre Python, para facilitar e fazer com que cada um escolha aquele que melhor se adaptar.

Linux e MAC

A grande maioria (se não todas) das distribuições Linux existentes hoje já vem com o interpretador Python instalado. O mesmo cenário serve para o Mac, ou seja, já vem com o interpretador Python instalado.

Para baixar e instalar a ultima versão basta acessar o site oficial do Python.

Se quiser confirmar se o Python está instalado em sua máquina, abra um terminal e digite python.

Você deve ver uma mensagem como essa:

$ python

Python 3.3.0 (default, Out 07 2013, 13:04:06)
[GCC 4.6.3] on linux
Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
>>>

Windows

Para quem usa o SO Windows existem dois métodos para instalação, um deles é disponível diretamente no site oficial da linguagem.

A outra alternativa é usar uma versão disponibilizada pela ActiveState,  que possui os mesmos componentes da versão acima mais a adição de módulos específicos para Win32 e a documentação oficial da linguagem.

Para mais detalhes da instalação basta seguir o passo a passo do site oficial da linguagem.

Materiais para estudo

Ao longo da minha busca incessável por conteúdos e conhecimentos em python, acabei conseguindo acesso a materiais de alta qualidade e em quantidade considerável, para poupar seu tempo nesse primeiro estagio de aprendizagem eu coloquei na coluna ao lado (direito) vários link´s com conteúdos que podem ajudar e muito alavancar sua curva de assimilação da linguagem, vou tentar comentar todos ou a maioria deles. O ideal é que você mesmo teste todos e siga com o que se sentir mais confortável.

1 - Python para Zumbis



Esse é um excelente curso para iniciantes no mundo da programação, altamente recomendável. Ele foi elaborado pela equipe da PyCursos, com aulas gravadas em vídeo, fórum para discussão, exercícios e um certificado de conclusão do curso. As aulas são feitas pelo professor da FATEC, Fernando Masanori.
Vale a pena conferir, inclusive eu estou fazendo esse curso.

2 - Tutorial Python - Guido Van Rossum

 

Esse tutorial dispensa muitos comentários, basta apenas dizer que ele foi desenvolvido pelo criador da linguagem python, o saudoso Guido Van Rossum. O conteúdo desse tutorial é muito rico e da um suporte bacana quando bate aquela duvida. E para melhorar essa versão é traduzida para o português.

3 - Python para Desenvolvedores - 2ª edição

 

Esse livro foi escrito por Luiz Eduardo Borges, que teve uma iniciativa fantástica de disponibilizar essa obra gratuitamente em PDF. O livro é completo, pois aborda conteúdos básicos e passeia por códigos mais avançados, dando uma noção completa do poder de python.

4 - Curso de Python e Django (vídeo)

 

Com certeza um dos melhores cursos gratuitos que existe sobre python na atualidade. Esse curso foi desenvolvido por Osvaldo Santana que é presidente da associação python Brasil. Esse com certeza não pode ficar de fora de seus estudos. Muito conhecimento passado por uma pessoa com grande experiência no assunto.

Falei de alguns dos materiais disponibilizados aqui no blog, mas recomendo que verifiquem todos eles, são conteúdos de primeira qualidade e que com certeza vão agregar conhecimento.


Mais informações »

domingo, 6 de outubro de 2013

Porque aprender a programar?Porque Python?

Vou abrir esse post com uma citação de ninguém menos que Steve Jobs, uma lenda do mundo tecnológico. Certa vez ele disse: "Todo mundo nesse país deveria aprender como programar um computador, porque isso ensina a pensar..."

O mercado de programação está em franca expansão e já tem um deficit de profissionais qualificados, atualmente existem aproximadamente 39,9 mil vagas sobrando no mercado de tecnologia do país (fonte: Consultoria IDC).

Na minha opinião a programação vai além do mercado de trabalho comum, programação é uma profissão maravilhosa, pois lhe permite criar coisas a partir do zero, baseado em suas ideias, vontades de melhorar a vida das pessoas, empreender e muitas outras possibilidades.

Assista esse vídeo, muito interessante e acho que ele explica o porque aprender a programar.



E porque Python?

Python é uma linguagem que foi pensada e desenhada com foco no programador. Python da liberdades ao programador, mas com muita segurança.
Além disso a linguagem é multi-plataforma, ou seja, roda em praticamente todos os sistemas operacionais.

Python é simples e elegante, tem uma curva de aprendizagem curta, é multiparadigma, ou seja, é possível desenvolver programas em vários métodos:
  • Orientado a objetos 
  • Estruturada
  • Funcional
Com Python atingimos praticamente todos os mercados de programação:
  • Websites
  • Rotinas de Processamento
  • Mineração de Dados
  • Comunicação com Periféricos
  • Controle de Máquinas
  • Servidor
  • Cliente
  • Desktop
  • Mobile (Smartphone/Tablet)
A documentação do Python é uma das melhores, muito organizada e bem indexada para fácil entendimento, lá você encontra muitas repostas para os problemas que poderão aparecer futuramente na sua caminhada.

Além de todos esses detalhes técnicos tem um que se destaca, programar em Python é divertido!!! Esse é um grande diferencial, programar em Python não é um fardo que temos que carregar e sim um prazer que vicia.

Vamos ao famoso "Hello World", o primeiro programa a ser feito por um programador, dizem que traz boa sorte no aprendizado.

Segue o código:

print ('Hello World')

Pronto! Esse é o nosso primeiro programa em Python. Parece ser uma coisa boba, mas serve de base para comparar com outras linguagens. Esse mesmo programa em outras linguagens você gastaria algumas linhas, já em Python apenas uma e é assim em quase todos os cenários, você faz muito mais com muito menos!

Outro excelente vídeo para quem está começando.

No próximo post vou mostrar como instalar o Python e algumas sugestões por onde começar a aprender essa poderosa linguagem.


Mais informações »

Seguidores

Viva o Python! Aprenda e compartilhe o conhecimento!